Idealizado e fundado no decorrer do ano de 2001, o ATELIER DE COMPOSIÇÃO é uma associação cultural vocacionada para a divulgação e promoção da música portuguesa contemporânea.

Iniciando as suas actividades com a publicação de livros sobre os compositores portugueses contemporâneos, não limita as suas pretensões à edição, mas também à organização de concertos, de conferências, de encontros com compositores, exposições, entre várias outras acções que se enquadram na sua proposta inicial. 

As EDIÇÕES ATELIER DE COMPOSIÇÃO, surgidas da motivação de dar resposta às necessidades sentidas pelos próprios promotores, enquanto leitores e ouvintes interessados pela criação musical portuguesa contemporânea, iniciaram a actividade em 2002, com o primeiro número de uma colecção de monografias dedicada a Compositores Portugueses Contemporâneos. Pretende-se assim abordar a obra daqueles compositores cujo trabalho se afigure de importância fulcral na cultura portuguesa contemporânea, seja pela sua intrínseca qualidade, originalidade e clareza conceptual, seja pelo pensamento estético subjacente.

Editados volumes sobre Cândido Lima, João Pedro Oliveira, Álvaro Salazar (2014) e Filipe Pires (no prelo, a sair em 2015), estão em produção números sobre a obra de Luís Antunes Pena, Clotilde Rosa e António de Sousa Dias.

Complementarmente iniciou-se a publicação de partituras e registos áudio dos autores abordados. Já disponíveis partituras de Álvaro Salazar, Cândido Lima e Virgílio Melo, no prelo estão peças de João Pedro Oliveira (obra encomendada pelo próprio ATELIER DE COMPOSIÇÃO), Luís Antunes Pena e Rui Penha (esta última em solicitação da associação). A nível de registo áudio foram já lançados dois CDs monográficos dedicados a Álvaro Salazar. Na óptica de dar uma imagem fiel e variada dos autores escolhidos, está também prevista a publicação dos escritos teóricos dos compositores.

Foi ainda editado um livro versando a produção musical de Fernando Lopes Graça, assim como um trabalho de âmbito mais abrangente – Inquérito a Compositores Portugueses (cuja coordenação esteve a cargo de Ângelo Martingo).

Destinadas a qualquer interessado pela arte portuguesa dos nossos dias, as EDIÇÕES ATELIER DE COMPOSIÇÃO pretendem ser um auxiliar para o conhecimento da música em Portugal, quer para os melómanos esclarecidos, quer para os estudantes do ensino artístico.

Confiando assim contribuir para a promoção do património musical português contemporâneo, tanto na vertente da criação e da interpretação, como da própria reflexão teórica que os trabalhos suscitarão, várias acções são, ainda, realizadas, sejam a organização de concertos, conferências e exposições, assim como o projecto de encomendas de obras a autores cuja linguagem estética e técnica se lhe afigure de perfeita relevância para a musicografia lusa dos nossos tempos.

Recentemente, e de complemento à colecção acima citada (v. Compositores Portugueses Contemporâneos), o ATELIER DE COMPOSIÇÃO leva à cena, no espaço Gato Vadio, no Porto, e durante o ano de 2014 e de 2015, o ciclo – Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos –, onde, em informais encontros de periodicidade aproximadamente mensal, se procuram dar pistas sobre "quem são, como pensam a sua música, em que se inspiram para escrever" os nossos compositores de hoje.








_____________________________________________________________________________